Feliz dia das mães


Selda Pessoa

Para as mães que construíram famílias que todos veem como referência, que tiveram sucesso e realização profissional e pessoal, assim como seus maridos, serviram de exemplo para seus filhos e deram a eles a melhor educação.

Também para as mães que abriram mão de seus próprios sonhos e desejos em prol da realização de seus maridos e filhos, que os apoiaram e viveram suas vitórias como se fossem próprias, lutando por lares seguros e afetivos.

Para as mães que quiseram mas não conseguiram construir histórias assim, que hoje lamentam ou agradecem por isso, mas que criaram seus filhos com esforço e dedicação, conseguiram lhes dar educação, proteção e amor - feliz dia das mães.

Feliz dia das mães para as mães que sozinhas sustentaram financeira ou afetivamente seus filhos, para as que precisaram trabalhar muitas horas e turnos, e, dependendo da idade que tem hoje, foram discriminadas ou viram seus filhos serem por esse motivo.

Para àquelas que não tiveram os melhores empregos e salários, que não puderam ou souberam dar educação aos seus filhos e precisaram que trabalhassem para contar com sua contribuição financeira, talvez mais jovens do que gostariam.

Feliz dia das mães para as mães que enfrentaram ou tiveram que se submeter a maus-tratos, ver seus filhos submetidos também, que não tiveram condições ou força para sair dessa situação. Para as mães que criaram seus filhos em ambientes violentos e hostis, e nesse contexto fizeram o que conseguiram para sobreviver.

Para as mães que, por falta de condições de qualquer natureza, tomaram a decisão ou foram obrigadas a abandonar seus filhos, que talvez vivam com a dor ou a tensão da negação dessa dor. Para aquelas que ocuparam esses lugares deixados vazios, resgatando futuros e realizando o próprio sonho de ser mãe.

Também àquelas que interromperam ou tiveram interrompidas suas gestações – um feliz dia das mães.

Feliz dia das mães para as mães que colocam seus filhos em primeiro lugar, para aquelas que colocam seus trabalhos ou outras vontades, para as que equilibram perfeitamente isso tudo e para as que embora tentem não conseguem equilibrar.

Para os pais que são mães ou pessoas que exercem a maternidade em lares não convencionais, que só agora podem aparecer nos comerciais de margarina (e felizmente em vários outros), mas que são muitos, e são lindos. Feliz Dia das Mães.

Também às madrastas, que criam filhos que não tiveram, como podem. Para as mães que receberam e deram amor, para as que não receberam, e, portanto, não souberam dar. Para as mães de irmãos ou sobrinhos. Para as mães de ideias, projetos, aquelas que usaram sua energia de gerar para dar luz a outros tipos de vida.

E, acima de tudo, feliz de das mães para aqueles e aquelas que, por perda ou ausência, tiveram que ser suas próprias mães, ou até mães de suas mães, vivendo com o vazio de um lugar que aprenderam que devia estar preenchido, mas ainda assim cresceram e construíram suas histórias, muitas vezes sem poder contá-las nas rodas de amigos ou nos happy-hours do trabalho, por não ser a esperada ou convencional.

Mães são diversas, filhos são diversos, famílias são diversas. Sagradas são as histórias que essa diversidade conta sobre as bilhões de pessoas do mundo. Que possamos reconhecer e valorizar todas elas. Para nossa habilidade materna, nossa capacidade de acolher, de cuidar. Para nossa compreensão e altruísmo e para a nossa energia de gerar todo tipo de vida, um feliz dia das mães.

voltar

Selda Pessoa

E-mail: selda.pessoa@icloud.com

Clique aqui para seguir esta escritora


Site desenvolvido pela Editora Metamorfose